Youca.st – jornalismo local, real-time e feito por você

[hr]

Algumas boas ideias acabam surgindo em decorrência de necessidades ou de adventos tecnológicos, e muitas vezes aparecem em mais de um lugar, aparentemente de modo simultâneo. A brasileira Youca.st e a americana RawPorter são exemplos disso: ambas possuem modelos de negócio e estrutura similares, mas parecem ter surgido de modo distinto, como coloca um dos fundadores, Felipe Gazolla.

O Youca.st lança mão da massa equipada com aparelhos mobile e smartphones para produzir e concentrar conteúdo noticioso gerado em vídeo e passa a categorizar esse volume de vídeos em canais, categorias, tags e outros artifícios de indexação. Apesar de parecido com o RawPorter, Gazolla diz que surpreendentemente não houve ligação direta: “não o conhecíamos ele até meados de março”. Não coincidentemente, Gazolla possui formação como jornalista e já opera há sete anos uma agência de comunicação digital.

Enquanto o RawPorter funciona mais ou menos como uma agência de repórteres de TV em crowdsourcing, o modelo do Youca.st estaria situado entre o usado pela norte-americana e uma plataforma que também busca audiência própria, como o Youtube. “Eles estão focando apenas na mídia, e não em gerar audiência nos conteúdos enviados”, explica o empresário.

A empresa participa do Pitch Digital Inhotim, em Minas Gerais, e já participa do programa da Aceleradora, de Yuri Gitahi, além de estar com a Wayra, espanhola do Grupo Telefônica/Vivo.

[hr]

[hr]

Modelo baseado em conteúdo

O modelo de negócios do Youca.st, ao menos prioritariamente, consiste  na venda de conteúdo a outros veículos, sobre a qual será concedida comissão aos “repórteres” presentes na rede. “Temos outros modelos paralelos, mas esse que estamos focando como principal”, explica Gazolla. Os primeiros grandes canais de cobertura devem vir de eventos, especialmente aqueles ligados ao empreendedorismo e startups. O Youca.st, diz Gazolla, é um projeto que remonta a meados do ano passado, mas foi oficialmente lançado durante a Campus Party deste ano, em São Paulo.

O sistema ainda contará com atributos de gamification, onde os maiores contribuidores receberão prêmios e acesso a brindes especiais. Um app para Android foi lançado em maio e agora a empresa trabalha no lançamento da versão iOS, provavelmente para a Campus Party em Recife.

A próxima Campus Party de Recife terá cobertura extensiva pelo Youca.st – o site receberá vídeos e material de participantes, campuseiros e palestrantes, garante o empresário. “Teremos uma vertente forte em eventos”, afirma.

[hr]

 



Comentários fechados.