LEIA MAIS
Por que paramos de falar em startups?

Quem lia nosso blog deve ter reparado (ou não lia): não escrevemos nada faz pelo menos 6 meses. Claro, mantivemos algumas postagens em redes sociais, mas o fato é que […]

Pronto! Já pode desligar o módulo empreendedor!

Estranho um título como esse em um blog sobre empreendedorismo, startups e afins, não é mesmo? A verdade é que faz todo o sentido. Não irei perder meu tempo realizando […]

Por que o disruptivo sobreviverá à crise?

Já nos acostumamos ao termo na área de startups e empreendedorismo: disruptivo. Grosso modo, a chamada inovação disruptiva, que vem sendo comemorada há alguns anos, é o ato de romper […]

Akatus – crescendo em meio a gigantes

O segmento de pagamentos online no Brasil é uma área que envolve gigantes: os principais sistemas de pagamento do mercado estão respaldados, não coincidentemente, pelos maiores grupos da internet brasileiras. É assim com o PagSeguro, da UOL, o Bcash (antigo PagamentoDigital), controlado pela Buscapé Company, e também o MercadoPago, do MercadoLivre. Alguns outros sistemas e gateways também têm forte presença no mercado, como é o caso da MoiP, F2B, Maxipago, Mundipagg e outros. Até a Cielo e alguns bancos já vêm botando seu pé nesse segmento, sem falar de incursões de estrangeiros, como o PayPal e, talvez futuramente, a bola-da-vez americana Square.

É nesse cenário que surgiu e vem progredindo a Akatus. A empresa preparou terreno para a disputa: diversas facilidades na integração para desenvolvedores, tarifas competitivas e um sistema bastante flexível, visando pequenos e médios lojistas e empresários, como explicou o sócio fundador e CEO, Marcos Bueno.

“A Akatus, desde o início das operações, vem ganhando espaço nesse mercado, que é muito disputado sim. Além do lado técnico, que conta com a facilidade na integração e a possibilidade dos desenvolvedores criarem seus próprios módulos integrados ao sistema da Akatus, os principais diferenciais da Akatus no mercado de meios de pagamento online são as tarifas, que estão entre as menores do mercado e o departamento de prevenção a fraudes, que consegue customizar as análises de fraude das lojas virtuais, com o objetivo de maximizar as conversões”, diz o CEO.

Um ponto forte da Akatus também é a API flexível para programadores, que permite a finalização de compras em projetos de lojas virtuais sem redirecionamento do cliente, que inicia e termina sua experiência de compra dentro de um mesmo ambiente.

[fresh_divider style=”dashed”]

Proposta consistente

Akatus é relativamente nova, se considerarmos a maioria de seus concorrentes, mas já surgiu de uma proposta sólida e conta com grande suporte de fundos e empresários. “A empresa foi criada por um grupo de investidores liderado pelo fundo Charse Equity, que é comandado por Charles Martins, presidente do conselho de administração do Grupo Multi, maior grupo franqueador do Brasil e do mundo”, explica Bueno.

Bueno concebeu o projeto ainda em 2010 e, em fevereiro de 2011, apresentou pela primeira vez sua ideia a investidores. O projeto compreendia o desenvolvimento de um intermediador de pagamentos com duas frentes: online e mobile. Conversas e discussões se seguiram com investidores, e Marcos afirma que logo depois teve início o desenvolvimento e trabalho no produto. Em maio de 2012, teve início a operação tanto em mobile quanto online.

“Sempre acreditei que era possível trazer o Mobile Payment ao Brasil e inserir essa novidade no cotidiano do comércio brasileiro, principalmente na grande parcela de vendedores que trabalham na informalidade, aceitando apenas dinheiro vivo e cheques como formas de pagamento”, comenta o empresário.

[fresh_divider style=”dashed”]

Foco em PMEs

Marcos diz que sua empresa possui foco em pequenas empresas “carentes de uma solução sob medida”. Muitas delas, é claro, as próprias companheiras startups. O empresário vê concorrentes com soluções mais “engessadas”, com pouca flexibilidade para customização e integração com diversas plataformas diferentes. Além dos plugins para as diversas plataformas de e-commerce, uma visita nos repositórios do Github mostra que esforços de integração vêm sendo desempenhados em diversas linguagens e frameworks.

[fresh_divider style=”dashed”]



9 Comentários

  1. Sheila says:

    Creio que a Akatus está falindo. Vocês viram a ultima atitude desse empresa ? Sem aviso formal passou a cobrar taxa mensal dos usuários de R$ 45,00 e alterou para cima todas as taxas de intermediação. Quando a matéria foi feita ela deveria estar crescendo, porém hoje o que percebo é uma empresa em sérias dificuldades que está tentando se apropriar do dinheiro dos vendedores. O problema dessas empresas no Brasil é o chamado chargeback, infelizmente qualquer um pode comprar e depois lesar os intermediadores e vendedores. O Brasil deveria ter uma lei mais séria que punisse quem fosse desonesto, sabemos que golpes virtuais contra empresas não dão em nada, assim todo mundo perde.

  2. Gomes Nogueira says:

    A Akatus está fechando.
    Quase todos os funcionários já foram demitidos, ficaram alguns para segurar as pontas enquanto não fecha de vez. Para confirmar, busquem os profissionais da empresa no LinkedIn e vejam se ainda estão lá.

  3. Joabe Rocha says:

    Bom, vou direto ao assunto.
    Todas intermediadoras…digo todas mesmo, mais cedo ou mais tarde irá apresentar algum tipo de problema que no fim das contas, que irá pagar por isso será o vendedor e ou consumidor..ou no mínimo terá uma dor de cabeça e um caminho tortuoso e burocrático antes de chegar ao fim do túnel.

    Quem nunca teve qualquer tipo de problema que atire a primeira pedra!
    Não estou incluindo sites com faturamento pífio, transações de baixíssimo valor que alcançam o valor mínimo para saque/transferência.

    Cuidado!
    Transações de valores acima de 5.000,00 (cinco mil reais) já irão apresentar sintomas como;

    1- Atraso para aprovação.
    2- Liberação bem depois do prazo.
    3- Erros inexplicáveis ao efetuar / solicitar o saque / transferência.
    4- Valor bloqueado sem motivo ou explicação.
    5- Demora no atendimento via telefone.
    6- Atendimento via e-mail robótico /automático.
    7- Após atendimento, o atendente parece desconhecer até a empresa que representa, não solucionando seu problema. Te transfere para outro atendente que parece saber menos que o primeiro.
    8- Após árduo caminho do atendimento, lhe pedem para aguardar que entrarão em contacto.
    9- Não entram em contacto.
    10- Te bloqueiam sem qualquer aviso prévio sem ao menos utilizar o próprio sistema de “disputa”

    Resumindo…

    …boa parte destes problemas ocorre pelo simples fato de que nosso mercado esta permeado pelo comércio informal e muitas vezes ilegal, sem contar as fraudulentas e picaretas ltda, que são impulsionadas pelos grupos de consumidores que sempre querem “vantagens” e mais “vantagens”, o grupo dos espertalhões, tanto vendedores quanto compradores. Mas, no fim o que temos é a “engorda” de poucos a custo de muitos.

    Se ainda quer ter dor de cabeça, mas, a custos absurdamente menores, então que seja com a Cielo / RedeCard…te garanto que terá o mesmo atendimento insatisfatório, reclamações sortidas, porém terá mais dinheiro no bolso!

  4. jose amaro vieira filho says:

    A Bcash é uma negação, te enrola e não cumpre com sua parte, ou seja, da cano no consumidor, em sua proxima compra virtual saia da Bcash, caso contrario voce vai ser enganado. Para aciona-los judicialmente, o domicilio é Avenida das esmeraldas, nº 2635, Bairro jardim tangará, CNPJ 08.965.639/0001-13

  5. Eduardo says:

    A Akatus bloqueou mais de R$30.000,00 de minha conta e não repassam repostas ou ao menos esclarecem dúvidas. Pediram para enviar e-mails e os quais nunca foram respondidos. Procurando na internet vi inúmeras reclamações. Me deram um prazo e toda vez que ligo, me prometem um novo prazo. Complicado… Vou dar mais 24 horas para resolverem ou irei entrar com uma liminar na justiça, infelizmente.

  6. bruno says:

    Akatus é muito ruim, eles conseguem cancelar 70% das vendas! nao te ajudam a vender.

  7. Eduardo Silva says:

    Akatus é furada. Empresa de picaretas. Pule fora antes que seja tarde. Eles me deram um golpe. tenho dinheiro com eles e nunca recebi. Não recomendo a ninguém . Pule fora enquanto é cedo!

  8. Eneias Carvalho says:

    Amigo, reveja sua matéria, edite a mesma, a Akatus vai falir, vai cair, veja a quantidade de reclamações em sites especializados, estão cancelando contas sem avisar aos donos, estão retendo pagamentos, têm propagando enganosa, já excluiu o canal de suporte aos vendedores, mudou as regras de uso para bloquear dinheiro de quem trabalha honestamente, a mesma está enfrentando muito prejuízo devido à Neon Eletros e a forma que encontraram de recuperar o prejuízo foi essa, pegar dinheiro de quem é honesto.

  9. Na minha opinião o Akatus é o melhor intermediador de pagamentos nacional. Minha startup tem dois anos de vida, de lá para cá sempre utilizei PagSeguro e Pagamento Digital (Bcash), sempre obtendo um percentual de compras aprovadas em torno de 47%. Após implementar a API de pagamentos do Akatus, com checkout transparente, o meu percentual de compras aprovadas está em torno de 76%.

    Esse aumento se deu porque o Akatus é um dos poucos intermediadores de pagamento nacionais que suporta o Checkout transparente, nessa modalidade o pagamento é realizado diretamente em seu site, sem a necessidade de o cliente ser direcionado para o site do intermediador de pagamentos (como acontece com o PagSeguro, BCach, e.t.c), garantindo assim um aumento nas taxas de conversão de seu E-commerce, pois só fato de o cliente ser direcionado para um site externo, com layout e arquitetura diferentes do seu site, já faz com que alguns clientes fiquem confusos e desistam de realizar o pagamento.

    O processo de pagamento pode ser realizado inteiramente via WebService, sem precisar direcionar o cliente para o site do intermediador de pagamentos, assim você pode facilmente colocar o checkout inteiramente dentro do seu site, realizar pagamentos de dentro de sua aplicação Mobile sem precisar direcionar o cliente para um site não mobile (vide PagSeguro, Pagamento Digital, e.t.c), garantindo uma experiência de navegação bastante consistente, e taxas de conversão bem maiores.

    Recomendo o Akatus!

    Abraço!
    Caique Dourado
    http://www.cuponsvip.com.br
    http://www.caiquedourado.com.br